contato@equoterapiaiad.com.br |      (11) 3868-3189

Projeto Equitação Adaptada

Essa iniciativa foi inaugurada em 03/07/2014 com o convênio firmado entre o Instituto Anjos de Deus e com o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Secretaria do Meio Ambiente.

Trata-se de uma atividade que proporciona socialização, autoconfiança e prazer aos praticantes ao promover, por meio do cavalo, uma abordagem multidisciplinar através de seus estímulos sensório-motores. Ao montar, o indivíduo com deficiência se beneficia do movimento ritmado e tridimensional do cavalo, do contato com um animal de grande porte, além de ser extremamente prazeroso por acontecer em um ambiente não clínico e em meio à natureza.

A Equitação Adaptada visa promover a inclusão social a partir do esporte adaptado, além de facilitar a integração da pessoa com deficiência mediante o seu desenvolvimento biopsicossocial. Os interessados passam por uma avaliação inicial realizada pela equipe multiprofissional para definir o Plano Individual de Atendimento a fim de quantificar e qualificar a evolução do praticante e proporcionar um atendimento individualizado levando em conta as singularidades de cada indivíduo. Os profissionais definem objetivos a curto, médio e longo prazo, traçam estratégias terapêuticas pensando na história e caso específico do praticante, no animal a ser utilizado, na relação de afinidade entre ambos, além de selecionar o material equestre mais adequado que será usado.

O projeto considera também a possibilidade de efetivação de vínculos com instituições acadêmicas nas áreas relacionadas, com objetivo de realizarem pesquisas científicas e/ou vínculos para estagiários, colaborando com o desenvolvimento científico.