contato@equoterapiaiad.com.br |      (11) 3868-3189

O IAD – Instituto Anjos de Deus

O Instituto Anjos de Deus é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, com Cadastro Estadual de Entidades sob n° 0886/2013, com duração indeterminada, de caráter social e cultural, com o objetivo de ter efetiva participação no resgate da cidadania das pessoas com deficiência e em sua real integração social.

O IAD foi idealizado e fundado em fevereiro de 2007 por Rosana A. S. Cruz, que formada desde 1998 em Fisioterapia, dedicou sua vida à Equoterapia. Unir a profissão à paixão de criança é privilégio de poucos, e para ela, isso aconteceu de maneira bastante natural, quando começou a fazer um trabalho voluntário no Parque da Água Branca, no início do Projeto de Equoterapia em 1998 – parceria entre o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho e o Fundo Social de Solidariedade. No decorrer dos anos, foi contratada para integrar a equipe que atendia no parque e lidou com condições diversas de impotência de crianças e adultos que conhecem a deficiência como realidade. A exclusão social, a carência de cuidados e atenção a essas situações, e o término do projeto no parque foi o que moveu Rosana a fundar o IAD e a continuar batalhando para proporcionar atendimentos de qualidade a esses indivíduos, e buscar viabilizar que essas pessoas se sintam acolhidas e suas famílias emponderadas.

O primeiro local de atendimento do IAD foi o antigo restaurante country “Cachaçaria da Pompeia” em São Paulo, num espaço em comodato onde o IAD proporcionava o atendimento parcialmente gratuito à população. Expandiu para a segunda unidade já com atendimentos totalmente gratuitos através do patrocínio de uma empresária, no município de Campo Limpo Paulista, onde fica sua sede. Quando o espaço em São Paulo foi vendido pelo proprietário, o IAD passou a ficar apenas com a unidade da sede.

Em 2010 o patrocínio cessou e o IAD precisava se manter de alguma forma, então se mudou para São Paulo com a tropa. Parcerias foram feitas, e houve participação em alguns eventos como a feira Reatech desde então.

Em 2014 o IAD foi convidado para fazer a Virada Inclusiva com a Equoterapia no Parque da Água Branca. Um sonho! Um retorno repleto de lembranças para alguns membros da equipe que estava de volta ao parque.

Foram dois anos de luta com a burocracia, composição e entrosamento da equipe humana e equina. Infelizmente houve uma baixa, o amado Big Adam, um equino Puro Sangue Inglês que fazia parte da tropa. Todos sentiram muito, mas mesmo com a tristeza de perder um companheiro, o IAD seguiu em frente e finalmente no dia 03/07/2014 o IAD passou a proporcionar o atendimento com o cavalo para as pessoas com deficiência do Estado de São Paulo, com o inovador “Projeto Equitação Adaptada” situado no Parque da Água Branca, no coração da cidade.

Nossos Projetos

Em breve.

Em breve.

Essa iniciativa foi inaugurada em 03/07/2014 com o convênio firmado entre o Instituto Anjos de Deus e com o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Secretaria do Meio Ambiente. Leia mais…

Em breve.

Em breve.

FOTOS:

2007-2009: Unidade Pompéia

2010-2012: Unidade Campo Limpo

Unidade Parque da Água Branca